Edição 02 (Ano I, Agosto 2010)

Publicado em 13 de agosto de 2017

Neste número, além da entrevista com o renomado autor de Maldita Guerra, o professor Francisco Doratioto, contamos também com a participação do professor Ricardo da Costa, responsável pela revista eletrônica Mirabilia, dedicada a publicação de artigos sobre antiguidade e idade média e com a presença do professor Paulo Cesar Possamai, da Universidade Federal de Pelotas, autor do livro A Vida Cotidiana na Colônia de Sacramento. Contamos ainda, com o pesquisador cearense Raimundo Hélio, que tivemos o prazer de conhecer na última edição da ANPUH, realizada na UNIRIO e que nos brindou com um artigo sobre a participação de seus conterrâneos na chamada Revolução Constitucionalista de 1932.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os autores que disponibilizaram seus trabalhos para publicação e aos integrantes de nosso Conselho Editorial pela confiança depositada. Esperamos corresponder, trabalhando para manter aberta esta janela de divulgação para aqueles que se dedicam a tratar da História Militar.

Cesar Machado Domingues

Editor Responsável

Nesta Edição:

Entrevista com o Professor Francisco Doratioto

Carlos Gama e Cesar Machado

Amor e crime, Castigo e Redenção na Glória da Cruzada de Reconquista: Afonso VIII de Castela nas batalhas de Alarcos (1195) e Las Navas de Tolosa (1212)

Ricardo da Costa

Instruídos, disciplinados, bisonhos, estropeados e inúteis: os soldados da Colônia de Sacramento

Paulo César Possamai

Entre Militares e Voluntários: Organização, formação e estrutura dos batalhões provisórios cearenses durante a Guerra de 1932

Raimundo Hélio Lopes


Para acessar a revista, clique na capa.