Edição 06 (Ano II, Dezembro de 2011)

Publicado em 13 de agosto de 2017

Chegamos ao final de mais um ano e parece que foi ontem, aquela conversa despretensiosa no IGHMB* sobre a publicação de trabalhos relacionados à História Militar que originou essa revista. Ao longo desses dois anos de existência de nossa revista vimos a História Militar conquistar espaço nas estantes das livrarias e também no ambiente acadêmico. Uma prova disso está na criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Militar, que realizou em setembro uma série de conferências de altíssimo nível, com a participação de renomados historiadores.

Por falar no NEPHIM, dois de seus integrantes participam dessa edição. São eles os professores Marcello Loureiro e Renato Restier. Contamos ainda com a participação do Professor Fernando da Silva Rodrigues da Universidade Severino Sombra e do pesquisador Fabiano Barcellos Teixeira da Universidade de Passo Fundo – RS. A eles e a todos aqueles que contribuíram para que a Revista Brasileira de História Militar completasse dois anos, nosso Muito Obrigado.

Cesar Machado Domingues

Editor Responsável

Nesta Edição:

As Relações Militares Brasileiras durante a Segunda Guerra Mundial

Fernando da Silva Rodrigues

“Se pode intentar a Conquista do Rio da Prata”: O Conselho de Guerra, o Conselho Ultramarino e os alvitres para a Invasão de Buenos Aires (1640-1648)

Marcello José Gomes Loureiro

A Escola da Praia Vermelha: espaço de aspirações intelectuais no final do Império

Renato J. P. Restier Júnior

Uma estratégia contestada: a missão imperial ao Paraguai (1854-1855)

Fabiano Barcellos Teixeira


Para acessar a revista, clique na capa.