Edição 18 (Ano VI, Dezembro de 2015)

Com ênfase na América Ibérica Colonial, Esta edição apresenta trabalhos da Professora Christiane Figueiredo Pagano de Mello da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); e dos professores Carlos Roberto Carvalho Daróz da Universidade do Sul de Santa Catarina e Rodney Alfredo Pinto Lisboa, da Fundação de Ensino e Pesquisa de Itajubá (FEPI). (mais…)



Edição 17 (Ano VI, Agosto de 2015)

Nesta edição, focada em conflitos do Século XX, trazemos uma brilhante análise do ilustre Professor Luiz Alberto de Vianna Moniz Bandeira sobre um dos mais sangrentos conflitos da América Latina em todos os tempos: A Guerra do Chaco, entre Paraguai e Bolívia. (mais…)



Edição 16 (Ano VI, Abril de 2015)

A exemplo do número anterior, nesta edição focamos na História Militar do Brasil, mais especificamente em temas relacionados a Guerra do Paraguai e ao Exército Brasileiro na segunda metade do Século XIX. Para tanto contamos com a contribuição dos Professores Marcelo Santos Rodrigues da Universidade Federal do Tocantins, Leandro José Clemente Gonçalves da UNESP e Luiz Augusto Rocha Do Nascimento do Colégio Militar de Brasília e do pesquisador Carlos Eduardo de Medeiros Gama, especialista em História Militar pela UNIRIO.

(mais…)



Edição 15 (Ano V, Dezembro de 2014)

Nesta edição tratamos essencialmente de temas ligados a História Militar do Brasil. Para tanto contamos com a ilustre participação dos Professores Leandro Vilar da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e Wagner Cardoso Jardim Da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA, e também do pesquisador Aldeir Isael Faxina Barros da Universidade Estadual de Maringá. Além
disso, disponibilizamos para nossos leitores os Anais do Primeiro Encontro de História Militar Antiga e Medieval (mais…)



Edição 14 (Ano V, Agosto de 2014)

Nesta edição temos a participação da Professora Maria Luiza Cardoso do PPG da Universidade da Força Aérea e do Professor Cesar Machado Domingues da Universidade Estácio de Sá (UNESA/RJ), além dos pesquisadores Guilherme Ignácio Franco de Andrade, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná Unioeste e Orlando de Miranda Filho, da Universidade de Passo Fundo (UPF). (mais…)



Edição 13 (Ano V, Abril de 2014)

Nesta edição temos a participação dos Professores: Mario Maestri da Universidade de Passo Fundo – UPF/RS; Rodrigo Rainha da Universidade Estácio de Sá – UNESA/RJ e Marcos Paulo Mendes de Araújo da Universidade Federal do Amazonas – UFAM. Contamos ainda com a contribuições do Prof. Daniel Albino, Mestrando no PPGH da UNIRIO e do pesquisador especialista em História Militar, Coronel Luiz Augusto Rocha do Nascimento. A todos o nosso muito obrigado. (mais…)



Edição 12 (Ano IV, Dezembro de 2013)

Nesta edição contamos, mais uma vez, com a participação do Prof. Henrique Modanez da Universidade de Brasília e com a ilustre presença do Prof. Diego Santos Vieira de Jesus da PUC – Rio. Trazemos ainda com as contribuições dos professores Thiago Rodrigo da Silva: da Fundação Universitária Regional de Blumenau e Jefferson Gomes Nogueira: da Universidade Federal do Mato Grosso Sul. Aos autores, nosso agradecimento. (mais…)



Edição 11 (Ano IV, Agosto de 2013)

Nesta edição contamos, pela primeira vez, com a participação de integrantes da Universidade de Brasília, na pessoa do Prof. Henrique Modanez e das pesquisadoras Beatriz Aires Cunha e Fernanda Freire. Contamos também com um artigo do Prof. Marcos Valle Machado da Silva, juntamente com pesquisadora Fernanda Martins Foly, ambos da Escola de Guerra Naval. Além dos trabalhos do Prof. Carlos Daróz, do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil e do Prof. Rodney Lisboa, da Universidade do Vale do Sapucaí. (mais…)



Edição 10 (Ano IV, Abril de 2013)

Nesta edição contamos, com a ilustre participação do Professor Marco Antonio Stancik da Universidade Estadual de Ponta Grossa e, mais uma vez, do Professor Mário Maestri da Universidade de Passo Fundo. Apresentamos também um trabalho sobre a Guerra Civil Americana e outro sobre a Sabinada, elaborados respectivamente pelos pesquisadores: Leandro José Clemente Gonçalves; vinculado a UNESP e a UEL e Ronaldo Lucas da Silva, da UGF e UNIRIO. (mais…)



Edição 09 (Ano III, Dezembro de 2012)

Pela primeira vez temos a grata satisfação de publicar uma edição elaborada exclusivamente com artigos de autoria feminina. Talvez isso seja um fato inédito para publicações de História Militar, não só no Brasil mas em todo o mundo. Independente do ineditismo, a notável presença de pesquisadoras interessadas no tema e a alta qualidade dos seus trabalhos servem como indicadores do crescimento e do amadurecimento da produção historiográfica militar brasileira. A essas mulheres o nosso muito obrigado. (mais…)



Edição 08 (Ano III, Agosto de 2012)

Neste mês de agosto de 2012 a História Militar perdeu um de seus mais ilustres pesquisadores. Sir John Keegan morreu na quinta-feira dia 02, em sua casa em Kilmington, Inglaterra, aos 78 anos. Autor de vários livros, muitos deles publicados no Brasil, Keegan trabalhou como professor em Cambridge, Princeton e Sandhurst; também foi editor do Daily Telegraph e membro da Real Sociedade de Literatura da Inglaterra. Em nossa opinião, ele foi o mais importante historiador militar de sua geração e à sua memória dedicamos esta edição de nossa revista. (mais…)



Edição 07 (Ano III, Abril de 2012)

Nesta edição trazemos, na íntegra, os Anais do I Encontro de História Militar Antiga e Medieval, realizado no final do ano passado pelo Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx). O evento contou com historiadores do mais alto nível, entre eles as professoras Regina Maria da Cunha Bustamante, da UFRJ, Maria Regina Cândido, da UERJ, que proferiram as conferências de abertura. Contamos ainda com a participação dos professores: Francivaldo Nunes da Universidade Federal do Pará; Johny Santana de Araújo da Universidade Federal do Piauí e Thiago Tremonte da Universidade de Brasília. (mais…)



Edição 06 (Ano II, Dezembro de 2011)

Chegamos ao final de mais um ano e parece que foi ontem, aquela conversa despretensiosa no IGHMB* sobre a publicação de trabalhos relacionados à História Militar que originou essa revista. Ao longo desses dois anos de existência de nossa revista vimos a História Militar conquistar espaço nas estantes das livrarias e também no ambiente acadêmico. Uma prova disso está na criação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História Militar, que realizou em setembro uma série de conferências de altíssimo nível, com a participação de renomados historiadores. (mais…)



Edição 05 (Ano II, Agosto de 2011)

A presença de dois artigos relacionados a II Guerra Mundial, escritos pelos professores Cesar Campiani Maximiano e Dennison de Oliveira, motivou a imagem da capa desta edição. Nela vemos o brasileiro Sérgio Pereira, recebendo a condecoração norte-americana Bronze Star, por ter ido sozinho, sem ordem, buscar seu comandante de Companhia, o então Capitão João Tarcísio Bueno, dado como desaparecido pelas duas patrulhas que foram procurá-lo, após ter sido ferido gravemente durante o ataque frustrado a Monte Castelo em dezembro de 1944. (mais…)



Edição 04 (Ano II, Abril de 2011)

Para nós é uma grande satisfação começar o segundo ano da Revista Brasileira de História Militar trazendo trabalhos produzidos em diversos pontos do Brasil. Esta edição trata de temas tão diversos como a Guerra do Peloponeso ou a Educação Militar antes do Período Pombalino, além das Guerras do Paraguai e do Contestado. Para tanto, contamos nesta edição com a participação ilustre dos professores: Pedro Paulo Funari, da Unicamp; Mário Maestri, da Universidade de Passo Fundo; Rogério Rosa Rodrigues, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Ilhéus – BA) e Maria Luiza Cardoso da Universidade da Força Aérea. A eles, nossos sinceros agradecimentos. (mais…)



Edição 03 (Ano I, Dezembro de 2010)

Nesta edição, publicada no mês em que se comemora o “Dia do Marinheiro”, temos o predomínio de artigos relacionados à história da Marinha do Brasil. São três artigos sobre esse tema. No primeiro, o Almirante Armando de Senna Bittencourt aborda a intervenção brasileira no Uruguai entre 1864 e 1865. No segundo, a Professora Silvia Capanema trata do processo de modernização da Marinha, no período que antecedeu a Revolta dos Marujos em 1910. O terceiro é (mais…)



Edição 02 (Ano I, Agosto 2010)

Neste número, além da entrevista com o renomado autor de Maldita Guerra, o professor Francisco Doratioto, contamos também com a participação do professor Ricardo da Costa, responsável pela revista eletrônica Mirabilia, dedicada a publicação de artigos sobre antiguidade e idade média e com a presença do professor Paulo Cesar Possamai, da Universidade Federal de Pelotas, autor do livro A Vida Cotidiana na Colônia de Sacramento. Contamos ainda, com o pesquisador cearense Raimundo Hélio, que tivemos o prazer de conhecer na última edição da ANPUH, realizada na UNIRIO e que nos brindou com um artigo sobre a participação de seus conterrâneos na chamada Revolução Constitucionalista de 1932. (mais…)



Edição 01 (Ano I, Abril de 2010)

A Revista Brasileira de História Militar é uma publicação eletrônica, independente, com periodicidade quadrimestral, destinada à divulgação de artigos de historiografia militar, produzidos por pesquisadores brasileiros ou estrangeiros, elaborados dentro dos padrões de produção científica reconhecidos pelos meios acadêmicos. Destina-se também a publicação de trabalhos de pesquisa e de metodologia, além da divulgação de eventos acadêmicos, desde que relacionados à História Militar e aprovados por seu conselho editorial. (mais…)