Edição 25 (Ano X, Maio de 2019)

Publicado em 11 de agosto de 2019

Abre essa edição um artigo de autoria do professor Fernando Velôzo Gomes Pedrosa, da Escola de Comando e Estado Maior do Exército (ECEME), que se debruça sobre a natureza da História Militar, seu escopo e a ampliação de seus campos de interesse e de abordagens, advindas da chamada “Nova História Militar”.

Em seguida, apresentamos três trabalhos que, embora com recortes temporais e espaciais bem diversos, têm em comum o fato de lidarem com o fenômeno da Guerra Civil. Nessa perspectiva, Carlos Roberto Carvalho Daróz, professor do PPGHM da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), analisa o emprego da aviação por parte do Governo Federal contra os revoltos paulistas nos combates de 1932, sob o comando do General Góes Monteiro. Na sequência, a pesquisadora Gisele Christini de Sousa Lobato, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), aborda o envolvimento de brasileiros com a FNLA nos conflitos pela independência de Angola, em 1975; e, por fim, publica-se o estudo do professor Claudio Hernández Burgos, da Universidade de Granada, sobre o impacto que a carência de suprimentos básicos provocou em combatentes e civis durante a Guerra Civil Espanhola.

A partir dessa edição, abriremos espaço para a publicação de um artigo produzido no âmbito do Ensino Médio, como forma de estimular o interesse e a pesquisa da História Militar entre os jovens estudantes brasileiros. Para começar, apresentamos um artigo sobre a Missão Militar Francesa no Brasil escrito por José Luiz Vargas de Mendonça, aluno do 3°ano do Ensino Médio do Colégio Militar de Manaus, orientado por Francisco Celso Lourido Barreto Júnior e Márcio Camillo da Silva, professores da mesma instituição.

A todos que generosamente contribuíram para mais esta edição da Revista Brasileira de História Militar, o nosso muito obrigado!

Cesar Machado Domingues
Editor Associado

Ler online Baixar edição