Edição 32 (Ano XIV, novembro de 2022)

Publicado em 9 de fevereiro de 2023

A edição 32, da Revista Brasileira de História Militar aborda uma vasta diversidades de temas, com recortes temporais, desde o período do Brasil Colônia até o período atual do exército dos EUA.

Esta edição tem início com o artigo do pesquisador Leandro Vilar Oliveira, sobre os dois fortes da cidade de Filipeia e a confusão em relação aos dois locais durante os anos. Lucas Cerqueira Viana Pio, debate a Guerra de Independência na Bahia, a importância do conflito para a emancipação política do País e a relação com a formação do Exército Imperial Brasileiro. Contamos também com os trabalhos dos autores Érico Storto Padilha e Carlos Alexandre de Almeida Costa, que desenvolvem a temática que envolve a outorga de uma espada de honra ao General Osorio, após a campanha contra o Paraguai na década de 1870. O pesquisador Fernando Mendes Coelho, retrata o aspecto da criação da Polícia Militar do Paraná no ano de 1854 até o fim do Império do Brasil, identificando a dinâmica e estruturação dos primeiros anos da Força Policial no Paraná. Em seguida, Mário Lemos Flores do Prado, apresenta a modernização bélica do Império Etíope durante os anos de 1855 até 1935, abordando as relações do Império com as nações europeias, que mantinham sob o seu domínio boa parte do continente africano. Para finalizar, o professor Fernando da Silva Rodrigues, analisa a evolução militar do Exército dos Estados Unidos, abordando o uso da tropa militar terrestre e a sua presença no território nacional, assim como, a evolução militar será verificada pelo aspecto da evolução das forças regulares de terra.

A revista é composta também pela seção livro em destaque e indicação de filme. Na primeira seção, é feita uma resenha sobre o livro, “Da Guerra à Diplomacia: A História da Divisão Naval Brasileira na Grande Guerra” do Prof. Dr. Francisco Eduardo Alves de Almeida. O livro aborda a participação do Brasil na Primeira Guerra Mundial, em especial, a DNOG (Divisão Naval em Operações de Guerra) e a diplomacia naval após o término das operações militares.

Na segunda seção, o filme indicado é Munique: No limite da Guerra, lançado em Janeiro de 2022, no Brasil. O filme retrata os dias anteriores à possível invasão alemã aos Sudetos e a tentativa de evitar uma guerra, através da Conferência de Munique de 1938. O fato é baseado em fatos reais, quando os governantes da Alemanha, Itália, Inglaterra e França se reúnem para discutir um acordo sobre a região dos Sudetos e consequentemente evitar uma nova guerra mundial.

Espada de Honra: General Osorio - O Legendário

Ler online Baixar edição